Metaforia Constante de Olhos que Ouvem Vida [ou resgatam o trauma da boca calada]

25.10.05

Acordar atrasada de manhã é a pior coisa que tem. Bom, a pior não. Mas é uma sensação ruim. Quando usamos este tipo de comparativo: o pior, ou o melhor, geralmente não nos responsabilizamos por sérios julgamentos. De fato, há coisas muito piores... Mas isso não diminui a irritação que dá quando o maldito despertador te deixa na mão. Ou no pé, enfim... Não há mais o que se fazer, a não ser levantar como uma psicopata enlouquecida e pernaspraquetequero. Mas se você parar para pensar, como eu fiz hoje de manhã, “- E aí? Qual será a diferença entre correr e esquecer um monte de coisas, não comer, ficar com um puta mau humor infernal e sair xingando inclusive ao desgraçado que inventou aquele celular que não é capaz de despertar na hora que a gente programou?... Tudo isso e ganhar o que? Uns vinte minutos... Ah, não valeria a pena. Em momentos assim eu prezo pela conquista da autonomia do seu horário! (Bonito, né?) Isso exige uma certa organização, um quê de disciplina e força de vontade extra em diversos momentos. Já que, quando somos nós os responsáveis pelas nossas próprias tolerâncias, fica difícil negar aqueles 30 minutinhos a mais no sagrado sono matutino... 30 minutos? Como assim? Mas arquiteto é tudo folgado mesmo...

É, mas voltando ao assunto da autonomia. Trabalho num lugar onde os minutos são imprescindíveis. O trabalho é sempre uma grande correria. Temos interesses “a cumprir”. Prazos a atender. Desejos a realizar. É? Desejo de quem? Ah, não interessa de quem. O que interessa é que o salário permissor só entra no seu bolso quando a sua tarefa for cumprida. “Ah, então beleza, então termino tranqüilamente na semana que vem”. “N-Ã-O! O salário permissor só vai entrar no seu bolso quando a tarefa for cumprida e no prazo que E-U estipulei. Afinal, sou E-U que tô pagando, certo? ‘O empregado tem que se ajustar à empresa e não a empresa se ajustar ao empregado!’”. Enfim, mundo cão... É? Nãooo... É a vida... assim mesmo. Podia ser pior, né?

E depois de outra digressão... Ah, ia dizendo sobre a autonomia no trabalho. Uma conquista. É? Acho que é a mais pura sorte. Só que nunca, num mundo Justo como o que nós vivemos - Justo e Equilibrado - a sorte poderá vir sem a Culpa. Um monte de gente sem autonomia de horários... E eu. Eu atrasei 30 minutos. “Mas não foi culpa minha. Aconteceu, 'virou manchete'...” É que eu esqueci que além de Justo, o nosso mundo também é cristão. É verdade. Suspiro. E talvez por isso seja tão Equilibrado...

0 diz pra mim, diz

Postar um comentário

<< Home